sexta-feira, 23 de abril de 2010

Olimpíadas Escolares



Olimpíadas Escolares

De 15 a 17 de março foi realizada a primeira fase das Olimpíadas Escolares na cidade de Quirinópolis. O Colégio Belmiro Soares participou com as modalidades individuais e coletivas, conseguindo ser classificado para a segunda fase no Xadrez juvenil com o aluno Luiz Justino da Silva do 3º ano “A”, a natação está representada pelos alunos Ricardo Aloísio do 3º ano“B” e Lorranny Patiely do 3º ano “A”. Nas modalidades coletivas foram classificados o vôlei categoria feminino e masculino juvenil e o futsal juvenil.
O evento contou com a participação da professora de Educação Física Adriana Pereira Silva que treinou incansavelmente os alunos e com a ajuda da diretora Divina Eterna e da secretária Cinthia Pires.
A próxima fase das Olimpíadas Escolares está prevista para a segunda quinzena de maio em Goiatuba- Goiás.
Depoimento da professora Adriana:
“É com muita satisfação que todos os anos inscrevo o Colégio Belmiro Soares para participar dos jogos, não é uma tarefa fácil, pois é preciso ter dedicação nos treinos, tanto da minha parte como por parte dos alunos que são inscritos, mas o trabalho é gratificante quando percebemos a alegria e o entusiasmo dos nossos alunos ao participar dos jogos. Prova disso foi a semifinal, que teve clima de copa do mundo. Esta partida foi decidida nos pênaltis, onde nosso jogador de linha, Thiago Adão, foi para o gol e defendeu belissimamente um pênalti. A final ocorreu na mesma tarde contra Gouvelândia, saímos vencedores desta etapa e garantimos nossa participação na Fase Regional em Goiatuba-Go.
O vôlei e a natação é tradição na nossa escola, há oito anos consecutivos somos classificados para as finais do Estado”.
O Colégio Belmiro Soares parabeniza a todos os atletas que participaram dos jogos e a professora Adriana pelo seu empenho e comprometimento com a educação dos nossos jovens, sempre levando o nome da nossa Escola ao destaque.

Texto: Dione Cristina G. P. Lima
Revisado por: Cinthia Pires

quinta-feira, 22 de abril de 2010




A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA
A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.
A qualidade de vida, as funções do ecossistema e o desenvolvimento econômico dependem dos volumes de água e de sua disponibilidade global e local, portanto, é fundamental considerar-se a disponibilidade e a demanda global, regional e local da água para a construção de cenários confiáveis, que possibilitem implementar políticas consistentes de gestão de futuras.
A ONU adotou em 22 de dezembro a resolução A/RES/193 que declarou o dia 22 de março, como o Dia Mundial da Água. A partir dessa iniciativa de validade incontestável, o Brasil em conformidade com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, marcou no contexto mundial um dia consagrado a celebrar por meio de atividades concretas desenvolvidas no intuito de preservar e conservar todos os recursos hídricos do país, assim sendo o Colégio Belmiro Soares, realizou o Projeto: “Água...vida” como forma de conscientizar os educandos e a comunidade com atitudes que podemos colocar em prática no nosso dia a dia, apresentando uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência do uso racional da água.
Durante a semana em que foi desenvolvido o projeto, os professores trabalharam com os alunos o tema, houve diversas apresentações no pátio da escola, tais como: músicas, vídeos, poesias, textos.
O professor Hamilton que ministra a disciplina “Educação Ambiental” nos 1º períodos promoveu uma pequena palestra e uma caminhada ecológica onde foram distribuídos panfletos sobre dicas de preservação da água. O objetivo era despertar na comunidade a consciência e a necessidade do uso racional da água.
Depoimento do professor Hamilton sobre o projeto.
Água, um bem que deve ser preservado

“O cuidado com a água envolve um amplo trabalho de despertar todos os cidadãos para a necessidade de preservar o meio ambiente. Acredito na educação e é através dela que possamos viver ainda num mundo mais responsável.
Buscamos através da execução desse projeto a induzir cada individuo a refletir suas atitudes contra o meio ambiente; onde fazemos parte dele, muitas vezes pelo nosso orgulho próprio deparamos com situações de problemática e não queremos enxergar e esquecemos que a água é provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana.
Com esse projeto procuramos incentivar os alunos a praticar o uso racional da água, trabalhando tanto na comunidade escolar, como também, despertando na sociedade em geral a necessidade de preservação da água. Através da caminhada ecológica levamos esse sinal de alerta a todos”.

Projeto Executado pelos alunos do 1º P. “A”, “B” e “C”, sob a coordenação do professor Hamilton Martins de Melo.

O Colégio Belmiro Soares tem a certeza de ter contribuído para a construção de um mundo melhor, onde a nossa maior fonte de vida pede socorro. É através destes projetos que com certeza despertamos a consciência de nossos cidadãos quanto ao uso racional da água.

“Águas escuras dos rios Que levam A fertilidade ao sertãoÁguas que banham aldeias E matam a sede da população...” Quilherme Arantes.Fonte de apoio:
Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação/organizadores Aldo da Cunha Rebouças, Benedito Braga, José GaliziaTundise – 3ª Ed.- São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
Texto: Dione Cristina Gonçalves P. Lima.
Revisado por: Cinthia Pires dos Santos.

História do Dia Internacional da Mulher.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao ser criado esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
É sobre essa ótica que o Colégio Estadual Belmiro Soares promoveu juntamente com os alunos uma série de apresentações para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a participação dos alunos dos turnos matutino e vespertino.
Os alunos do 3º Período “B” Raylander, Jaqueline Vaz, Daniela Ramos, Jéssica Caroline e Maria Ângela, apresentaram uma mensagem: “Valorizando a mulher” , Flaviana, Daniela Pires, Ataynan, Jaqueline Dias e Isabel do mesmo período apresentaram um desfile que retratava as conquistas das mulheres no mercado de trabalho, sendo este desfile coordenado pelo aluno Tarcísio.
A aluna Micaela do 8º ano “A” leu um poema “Mulher”.
Os alunos do 3º Período “A” fizeram uma apresentação “somos o sexo belo”, no qual retrataram a mulher em suas várias facetas, a mãe, modelo, política, dona de casa, etc. sob a coordenação da aluna Hellen Santos.
Durante o evento foram apresentados vários vídeos editados pelos alunos do 1º Período “A”, 1º “C”e 2º “A”.
A aluna Denise do 2º P. “A” leu o texto “Alma de mulher”.
E como sempre não poderia faltar um pouquinho de comédia, os alunos do 3º “A”, Matweus, Thiago Adão, Rafael, Fernando, Matheus, Higor , Hugo e Diego apresentaram um desfile cômico homenageando as mulheres modernas, sob a coordenação da aluna Giovana Ribeiro.
No turno vespertino a participação dos alunos também foi muito significativa revelando vários talentos musicais, foram apresentados excelentes trabalhos, tais como, a declamação do poema “Este ser divino” pela aluna Nicoli do 3º P. “C”. O aluno do 9º “B” Edson e Bruno do 3º P.”C” cantaram a música “Natasha” da banda Capital Inicial. Emanuela do 3º P “C” declamou o poema “Esse dia Mulher” da autoria de Marcondes Mesqueu, também interpretou a música “sexo Frágil” de Erasmo Carlos. Jeanne Lara cantou a música “Mulher” de Elba Ramalho. A música “garotos” foi interpretada pelos alunos Kelvin e Bruno do 3º P. “C”. A aluna Pâmela do 9º “B” recitou a poesia “mulher”. Durante o evento do turno vespertino foram apresentados vários vídeos e cartazes.
O Colégio Belmiro Soares agradece a todos os alunos e professores que participaram do projeto. É nesse clima de companheirismo, amizade e participação que se faz a diferença na educação.
A mulher é o símbolo da ternura e do amor.” José de Alencar.
Texto: Dione Cristina Gonçalves P. Lima.
Revisado por: Cinthia Pires dos Santos.