quinta-feira, 22 de abril de 2010


História do Dia Internacional da Mulher.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao ser criado esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
É sobre essa ótica que o Colégio Estadual Belmiro Soares promoveu juntamente com os alunos uma série de apresentações para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a participação dos alunos dos turnos matutino e vespertino.
Os alunos do 3º Período “B” Raylander, Jaqueline Vaz, Daniela Ramos, Jéssica Caroline e Maria Ângela, apresentaram uma mensagem: “Valorizando a mulher” , Flaviana, Daniela Pires, Ataynan, Jaqueline Dias e Isabel do mesmo período apresentaram um desfile que retratava as conquistas das mulheres no mercado de trabalho, sendo este desfile coordenado pelo aluno Tarcísio.
A aluna Micaela do 8º ano “A” leu um poema “Mulher”.
Os alunos do 3º Período “A” fizeram uma apresentação “somos o sexo belo”, no qual retrataram a mulher em suas várias facetas, a mãe, modelo, política, dona de casa, etc. sob a coordenação da aluna Hellen Santos.
Durante o evento foram apresentados vários vídeos editados pelos alunos do 1º Período “A”, 1º “C”e 2º “A”.
A aluna Denise do 2º P. “A” leu o texto “Alma de mulher”.
E como sempre não poderia faltar um pouquinho de comédia, os alunos do 3º “A”, Matweus, Thiago Adão, Rafael, Fernando, Matheus, Higor , Hugo e Diego apresentaram um desfile cômico homenageando as mulheres modernas, sob a coordenação da aluna Giovana Ribeiro.
No turno vespertino a participação dos alunos também foi muito significativa revelando vários talentos musicais, foram apresentados excelentes trabalhos, tais como, a declamação do poema “Este ser divino” pela aluna Nicoli do 3º P. “C”. O aluno do 9º “B” Edson e Bruno do 3º P.”C” cantaram a música “Natasha” da banda Capital Inicial. Emanuela do 3º P “C” declamou o poema “Esse dia Mulher” da autoria de Marcondes Mesqueu, também interpretou a música “sexo Frágil” de Erasmo Carlos. Jeanne Lara cantou a música “Mulher” de Elba Ramalho. A música “garotos” foi interpretada pelos alunos Kelvin e Bruno do 3º P. “C”. A aluna Pâmela do 9º “B” recitou a poesia “mulher”. Durante o evento do turno vespertino foram apresentados vários vídeos e cartazes.
O Colégio Belmiro Soares agradece a todos os alunos e professores que participaram do projeto. É nesse clima de companheirismo, amizade e participação que se faz a diferença na educação.
A mulher é o símbolo da ternura e do amor.” José de Alencar.
Texto: Dione Cristina Gonçalves P. Lima.
Revisado por: Cinthia Pires dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário