Projeto Educação Ambiental na Escola
Desde o século passado tem-se evidenciado um processo acelerado de deterioração do Meio Ambiente, trazendo conseqüências negativas para a vida da humanidade. Toda essa problemática ambiental tornou-se uma das grandes preocupações atuais na vida do homem. Contudo, há uma inquietação em mitigar os impactos negativos das ações do homem no planeta, através da mudança de hábitos e atitudes. Neste sentido a Educação é o caminho mais indicado para reduzir as degradações do meio ambiente, ou seja, a escola precisa priorizar a formação de um sujeito cidadão atuante e crítico em prol da construção de uma sociedade melhor.
O mundo hoje discute as questões ambientais não somente como um tema importante de ser tratado desde tenra idade, mas como um tema fundamental de ser discutido pela própria sobrevivência do planeta. Onde a escolha desse tema justifica-se pela crescente necessidade de uma orientação mais ativa, a necessidade de mostrar, orientar e preparar as crianças e nós mesmos para este mundo em constantes transformações, alavancando a discussão que deve estar presente tanto no âmbito escolar quanto no convívio familiar desses alunos.
Nesse contexto, a educação ambiental aponta para a necessidade de elaboração de propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de atitude e práticas sociais. Com isso o desequilíbrio ambiental já está lançado e é uma realidade do nosso tempo. O consumismo exagerado, as facilidades do mundo moderno com seus descartáveis, a produção exagerada de lixo, o consumo desregrado da água, a poluição dos rios, os gases tóxicos, as mudanças climáticas nos mostram o desequilíbrio do meio ambiente e o papel do homem diante desta realidade.
Alguns projetos executados pelos alunos da disciplina optativa de Educação Ambiental –CEBS sob a orientação do Profº Hamilton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário