terça-feira, 30 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS

Colégio Estadual Belmiro Soares
A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento. Destacando assim as fontes de energia dos: Sais minerais, Carboidratos, Lipídeos, Proteínas, Vitaminas e as doenças acarretadas pela faltas desses nutrientes no corpo.

Trabalho realizado pelos alunos do 8º Ano “A” – CEBS , sob orientação do Profº Hamilton

FORMA DIVERTIDA DE APRENDER MATEMÁTICA!!!!

FORMA DIVERTIDA DE APRENDER MATEMÁTICA!!!!
O presente trabalho tem como objetivo propor a inserção de conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar e criativa nas aulas de matemática, através de poemas e canções usando a língua portuguesa. O uso lúdico da palavra escrita revela-se eficaz na construção de propostas de problemas matemáticos, e tanto a palavra quanto sua simbologia surgem potencializadas sob a linguagem poética. Rimar e calcular mostra-se possível e educativo, além de representar uma alternativa divertida em salas de aula, diversificando assim as aulas de Matemática.
“ Trabalho realizado com os alunos do 9º Ano “A” Matutino , relatando o quanto a matemática se faz presente em nosso cotidiano, mostrando a noção de matemática á partir da linguagem poética, sob orientação do Profº Hamilton.”

Projeto “Escolas Sustentáveis e Com-Vida”

Projeto “Escolas Sustentáveis e Com-Vida”

Possibilita às escolas refletir sobre os aspectos ambientais presentes em seu cotidiano e as iniciativas capazes de constituir um espaço ecologicamente sustentável foram os temas do Encontro Nacional de Formação, realizado pelo Ministério da Educação através da Coordenação de Educação Ambiental, em parceria com as Universidades de Ouro Preto (UFOP), do Mato Grosso (UFMT) e Mato Grosso do Sul (UFMS). O "Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida" recebeu, entre os dias 9 a 13 de agosto, no SESC PANTANAL Estância Ecológica, em Poconé (MS), mais de 300 educadores de diversos Estados brasileiros.
O projeto foi concebido pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), em diálogo conjunto com a UFOP, UFMT e UFMS, e tem por objetivo, juntamente com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, tornar as Escolas de Ensino Médio espaços educadores sustentáveis.
“uma escola sustentável considera que o território é o espaço que constrói as identidades, ou seja, um currículo cultural do sujeito, da comunidade escolar e também da sociedade brasileira.” Ao todo, 16 pesquisadores, professores, tutores e alunos de graduação e pós-graduação da UFOP participam do processo com a responsabilidade específica.
De 180 escolas que já aderiram ao Ensino Médio Inovador, o Colégio Estadual Belmiro Soares foi uma das 4 escolas do Estado escolhidas para estar representando todo o Estado nesse Congresso de grande importância para o Cenário Mundial, oportunidade representada pelo Profº Hamilton que pode participar desse processo de formação e tem como objetivo formar mais 10 articuladores pedagógicos.
“ É necessário uma comunidade inteira para educar uma criança!! “

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – USINA BOA VISTA – 17/09/2010

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – USINA BOA VISTA – 17/09/2010

O CEA apresenta projetos que abordam informações sobre o uso consciente da água, cuidados com o solo e preservação da mata ciliar. Por meio de visitas temáticas, os visitantes podem conhecer os processos agroindustriais das usinas, passando por etapas como o plantio e o controle biológico da cana, até a produção do açúcar e etanol – no caso da Usina Boa Vista somente o etanol - tendo como foco o uso consciente dos recursos naturais e matérias-primas utilizados pelo Grupo, sendo composta por diversas salas:
Sala Áudio Visual
Espaço utilizado para apresentação do Filme Institucional da Usina São Martinho ou Filme requerido pelo Professor sobre Ar, Água, Solos, Florestas, Lixos, etc.
Sala da Flora – Plantas Nativas da Região
São encontradas 42 espécies de plantas nativas. As espécies são representadas por meio de fotos, folhas, sementes, cascas e alguns troncos.
Salas dos Processos Agroindustriais
- Solos (Intemperização, Rocha Basalto e Arenito); - Processo de Produção Agrícola
- Pragas da Cana-de-açúcar e Controle Biológico para algumas destas pragas
- Crescimento da Cana-de-açúcar;
- Produtos e Subprodutos extraídos da cana-de-açúcar, Torta de filtro, Etanol, Álcool de Segunda, Vinhaça, Óleo Fúsel e etc).
Sala das Maquetes
Por meio de fotos, fluxogramas e maquetes são apresentados os processos industriais da Usina.
Sala dos Resíduos
São apresentados os tipos de resíduos / lixo, seu tempo de decomposição, a importância da reciclagem e a produção média por pessoa durante um dia.
Projeto Água
O Projeto visa fornecer informações e orientações no sentido de otimizar e racionalizar o uso da água. São apresentados por meio de gráficos e mapas os volumes e tipos de água, sua distribuição nacional e mundial, captação utilização e reutilização e destino final da água pela empresa.
Projeto Mata Ciliar
Possui uma maquete viva de mata ciliar, cujo objetivo é mostrar um curso d’água e sua nascente protegidos pela mata ciliar e a interação de ambos com a cultura da cana-de-açúcar.
Visita à Área Industrial da Usina Boa Vista
Passando pelos principais pontos do processo produtivo o visitante terá uma visão geral do processo de produção de etapa.
Visitação feita com os alunos da Disciplina de Educação Ambiental do Colégio Estadual Belmiro Soares sob a orientação do Profº Hamilton.

Projeto Educação Ambiental na Escola

Projeto Educação Ambiental na Escola

Desde o século passado tem-se evidenciado um processo acelerado de deterioração do Meio Ambiente, trazendo conseqüências negativas para a vida da humanidade. Toda essa problemática ambiental tornou-se uma das grandes preocupações atuais na vida do homem. Contudo, há uma inquietação em mitigar os impactos negativos das ações do homem no planeta, através da mudança de hábitos e atitudes. Neste sentido a Educação é o caminho mais indicado para reduzir as degradações do meio ambiente, ou seja, a escola precisa priorizar a formação de um sujeito cidadão atuante e crítico em prol da construção de uma sociedade melhor.
O mundo hoje discute as questões ambientais não somente como um tema importante de ser tratado desde tenra idade, mas como um tema fundamental de ser discutido pela própria sobrevivência do planeta. Onde a escolha desse tema justifica-se pela crescente necessidade de uma orientação mais ativa, a necessidade de mostrar, orientar e preparar as crianças e nós mesmos para este mundo em constantes transformações, alavancando a discussão que deve estar presente tanto no âmbito escolar quanto no convívio familiar desses alunos.
Nesse contexto, a educação ambiental aponta para a necessidade de elaboração de propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de atitude e práticas sociais. Com isso o desequilíbrio ambiental já está lançado e é uma realidade do nosso tempo. O consumismo exagerado, as facilidades do mundo moderno com seus descartáveis, a produção exagerada de lixo, o consumo desregrado da água, a poluição dos rios, os gases tóxicos, as mudanças climáticas nos mostram o desequilíbrio do meio ambiente e o papel do homem diante desta realidade.
Alguns projetos executados pelos alunos da disciplina optativa de Educação Ambiental –CEBS sob a orientação do Profº Hamilton.

GEOMETRIA ESPACIAL

Colégio Estadual Belmiro Soares

GEOMETRIA ESPACIAL

A Geometria, surgida na Antigüidade por necessidades da vida cotidiana, é hoje estruturada no currículo educacional na disciplina de Matemática. Como as demais ciências, reflete as leis sociais e representa um poderoso instrumento para o conhecimento do mundo e domínio da natureza.
O estudo da Geometria Espacial é de extrema importância para o desenvolvimento da capacidade de abstração e resolução de problemas do cotidiano, além de auxiliar na identificação de propriedades das formas geométricas.

Trabalho realizado com os alunos do 3º Ano “A” – CEBS , mostrando a importância da Geometria no nosso cotidiano, oportunidade que cada aluno teve de construir o seu sólido geométrico, fixando assim melhor como determina: Faces, Arestas e Vértice de um sólido geométrico e de acordo com a nomenclatura o seu respectivo nome. Sob orientação do Profº Hamilton Martins

sábado, 27 de novembro de 2010

Redação do aluno Roger Vinicíus 4ºlugar no concurso Góias na ponta do lápis.


Novas tecnologias da comunicação: Aliadas ou não da educação


A tecnologia é uma grande aliada do processo de desenvolvimento educacional, pois as várias formas de tecnologia ajudam o aluno a ter seu conhecimento ampliado sobre o tema referente a sua pesquisa.

Um dos mais importantes meios de aprendizagem através da tecnologia é a internet, pois com uma única palavra é possivel ter acesso a diversos meios de informações, porém não é só a internet que pode ajudar, a televisão e o rádio deixam as pessoas informadas de fatos decorrentes no mundo. Os livros também podem ser muito úteis são uma rica fonte de conhecimento e sabedoria. Uma das frases que pode provar essa afirmação é a frase do Bill Gates, que disse: " eu darei computador aos meus filhos sim, mas antes darei livros, pois sem conhecimento eles não serão capazes de escrever a sua própria ´história."

Portanto como fonte de sabedoria temos além de livros, revistas e jornais, as tecnologias da comunicação que são aliadas à educação, pois possibilitam aos educandos um ensino aprendizagem mais interessante e mais dinâmico.


Aluno: Roger Vinícius

série: 9º"A"

Professora: Onilda

Curso TIC

Os professores do Colégio Belmiro Soares estão participando do curso oferecido pelo NTE de Jataí, Tecnologia na Educação TIC. A participação dos professores é de extrema importancia para o ensino aprendizagem, já que o curso ensina a inserir as novas tecnologias em prol da melhoria da esducação. Parabéns a todos os professores que se proporam a fazer o curso, isso mostra o comprometimento de todos com a educação.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Depoimentos dos alunos da Opcional Prevenção ao uso de Drogas.

“A viagem me serviu como lição de vida, pois eu vi como é triste a vida de um dependente. O depoimento em especial de uma mãe me tocou profundamente, pois ali eu vi que eu não dou valor a minha família, e que eu preciso melhorar, mudar na verdade.” Edmo S. Martins


“Eu achei essa viagem muito interessante, porque com certeza todos nós levaremos tudo isso como uma lição de vida, e foi bom saber que existem pessoas como o Padre Jaso que gostam de ajudar as pessoas que realmente precisam. Deu pra perceber que o mundo das drogas, do álcool, do cigarro, de qualquer dependência é um mundo vazio, em que nada tem sentido e quanto mais a gente entra mais demora pra sair. Então tudo isso é muito importante, e com certeza levarei isso comigo para sempre. Thais Martins da Silva.

“Eu fiquei muito emocionada porque lá eles tentam fazer tudo para os dependentes químicos, eu achei uma lição de vida! Quem visita aquele lugar nunca vai querer mexer com drogas e nem com álcool.” Kásia Nunes da Silva.

“ serviu de alerta às drogas e até mesmo em relação ao alcoolismo, porque a grande maioria começou com um simples copo de cerveja e acabou virando um vício. Esta visita nos mostrou que as drogas é um caminho sem volta e que às vezes termina em morte”. Miriã Fernandes e Silva.

“Eu tiro coisas boas e ruins. As boas é que as pessoas que usam drogas são pessoas normais iguais a qualquer um e ruim é que a gente tem que pensar antes de entrar nesse mundo das drogas, porque sofre bastante”. Thaynara Marques Pereira.



“Consegui tirar de bom pra minha vida um grande proveito do que ouvi. Descobri que dessa vida nada se leva, só se perde, e todos que estão lá perderam um pouco de si e agora estão ganhando, graças a Deus.
Peço sempre a Deus para que me dê muito juízo para eu nunca entrar nessa vida de perdas, pois com o depoimento daquelas pessoas, percebi que ser dependente químico não é vida pra ninguém. E outra, já tive casos em minha própria família iguais àqueles relatados pelos internos, por isso sei o que é, e como é a vida dessas pessoas. Digo apenas uma coisa: luto, mas luto bastante, para que nem você e nem ninguém caia nessa vida, pois pode ser um caminho sem volta”. Bruna Medeiros.


Longe da Dor.
Ao visitar o Recanto Renascer Bom Pastor para dependentes químicos, notamos que adjetivos pejorativos, tais como: bandidos, problemáticos, criminosos, que a sociedade individualista na qual vivemos impõe, não passa de um preconceito absurdo, são pessoas com uma realidade difícil”.
Inúmeros motivos levam um indivíduo ao uso de drogas, essa fuga da realidade é muito atrativa para qualquer um que passa por algum problema.
O dependente químico não destrói apenas a si mesmo, mas todos aqueles que estão a sua volta. As drogas trazem o refúgio momentâneo, contudo também trazem consigo muito martírio interior, traz o apogeu do sofrimento, a dor habita constantemente.
De positivo, aquela visita nos mostrou um pouco da cruel realidade das drogas, para que saibamos o que nos aguarda se adentrarmos nesse universo destruidor de gerações. Pois vimos o quanto dependentes em tratamento sofrem dia-a-dia, pensando o quanto foi em vão o “prazer” momentâneo que as drogas ofereceram e por mais difícil, sabem que a vida lá fora também não será tão fácil, o medo e o preconceito os rondarão; a dor do arrependimento também.
Portanto, devemos ocupar nossas mentes com outras coisas para que possamos fazer melhor o mundo em que vivemos, longe das drogas, da dor, para não destruirmos os outros e nem a nós. Thamyres Loyane S.Souza.


Visita ao Recanto Bom Pastor.
Ao chegarmos ao Recanto Renascer Bom Pastor, ouvimos depoimentos dos dependentes químicos em recuperação do Pe. Jaso e de alguns coordenadores. Esses depoimentos relataram a verdadeira face das drogas... uma face sombria, atraente, envolvente e destruidora. Ao todo, tivemos cinco depoimentos, além do depoimento do Pe. Jaso, um em especial nos chamou a atenção: o de uma mulher que foi abandonada pelos pais, constituiu uma família, mas por uma “peça” da vida viu sua filha entrar no cruel mundo das drogas.
Pela droga ser tão envolvente, a maioria dos dependentes químicos entra nesse mundo por curiosidade ou pela influência de pessoas próximas a elas como, por exemplo, “amigos”. Percebemos que as drogas para muitos foi um “refúgio” de seus problemas diários, mas se tornou o maior problema de vida dessas pessoas, mas com o apoio das famílias, muitos desses dependentes estão conseguindo sair desse mundo horrível. A família é muito importante para a recuperação dos dependentes, pois ela será a base, o apoio para esse “renascimento”.
Cada um de nós deve fazer nossa parte, pois se um dia ajudamos ao próximo, no outro, podemos estar precisando de ajuda. Devemos compreender que todos nós tomamos decisões na vida, muitas delas erradas, mas devemos ver que podemos sempre recomeçar. Alynne Eduarda O. Alves.

Prof: Dione Cristina

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Visita ao Recanto Renascer Bom Pastor





As drogas é uma realidade na nossa sociedade, principalmente entre crianças e adolescentes. É bastante preocupante o aumento constante de substâncias que estão sendo usadas e o consequente número de pessoas que estão se envolvendo com elas. Essa realidade pôde ser comprovada ao visitar o Recanto Renascer Bom Pastor em Quirinópolis, sob a direção do Padre Jaso Ribeiro. Esta visita foi realizada no dia 23 de Setembro de 2010 com os alunos que fazem a Disciplina Opcional “Prevenção ao uso de Drogas” da professora Dione Cristina.
Essa Instituição recebe dependentes químicos de vários lugares e de todas as idades. É realizado um programa de nove meses, que visa restaurar não só o vício, mas também a sobriedade, a fé, e a dignidade humana, conforme podemos verificar nas palavras do Padre Jaso : “... É uma alegria para nós cada vez que membros da comunidade visita a nossa casa, eu desejo que essa manhã seja agradável e que vocês possam sair daqui enriquecidos e enriquecer também cada membro desta comunidade. [...] nosso objetivo é a sobriedade e para nós sobriedade não é apenas você deixar de se drogar ou usar álcool, mas ter paz interior, ter harmonia de vida, ter um reencontro com você mesmo, com Deus e com a comunidade. Essa casa tem um programa de vida pautado na fé, no trabalho, na disciplina e no lazer. [...] nosso objetivo não é prender ninguém aqui, mas estender a Mão àqueles que gostariam de levantar e caminhar novamente. Não basta tratar os dependentes, temos que também trabalhar com a prevenção”


Dione Cristina

Prevenção ao uso de drogas

As substâncias de vício sempre existiram sobre a Terra e algumas, tais como, o álcool e a maconha remontam a tempos imemoriais. A partir da década de 60, tais substâncias passaram a ser usadas de forma indiscriminada, dessa forma, passou a ser preocupação de todos.
Atualmente o que se observa é que a grande maioria dos que se iniciam no caminho das drogas são os jovens. E o que leva a isso? Curiosidades, problemas sócio-econômicos, busca de sensações prazerosas, falta de diálogo? Sim, talvez tudo isso e mais outros motivos que os façam procurar nas drogas, aqueles sentimentos que eles não encontram no seu dia-a-dia.
A disciplina Prevenção ao uso de drogas busca passar informações sérias e concisas, sem terrorismo, sem dramas, mostrando à luz da ciência as consequências do uso indevido de drogas. Daí a necessidade de mostrar as substâncias como elas se apresentam e a maneira como são usadas, seus efeitos físicos e mentais, enfim, o maior número de informações sempre baseadas em termos científicos, para o conhecimento de todos.
“Prevenir não é erradicar o problema, mas preparar-nos para enfrentá-lo.”
Professora : Dione Cristina

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Educação Sexual.






Uma vez que a adolescência caracteriza-se como uma fase de mudança de hábitos gerais e possível inicio da vida sexual ativa, é importante a discussão das atitudes básicas de cuidados a serem tomados, através da informação, da compreensão, da afetividade e principalmente através da tomada de posturas que levarão a atitudes efetivas, como o uso sem preconceito de preservativos.
Sob essa ótica a Professora Cristina que ministra a disciplina opcional Educação Sexual, trabalhou com seus alunos o tema métodos contraceptivos, com o intuito de estar orientando sobre a importância do uso de tais métodos para evitar problemas relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e também a gravidez na adolescência.
Relato das alunas Nayara Campos e Raysa Carla:
“É necessário uma compreensão exata em relação aos assuntos voltados para o conceito de relação sexual, onde aprender sobre prevenção pode melhorar e facilitar a vida das pessoas”.
Relato da Professora Cristina:
“Como professora orientadora da disciplina Educação Sexual, gostaria de agradecer e parabenizar a todos que participaram dessa disciplina, espero que eu tenha alcançado as perspectivas e esclarecido as duvidas dos meus alunos".

segunda-feira, 14 de junho de 2010

X SECFEC CEBS.





A SECFEC do CEBS pegou carona na onda que invadiu o Brasil: Copa do Mundo 2010! No dia 02 de junho foram apresentados trabalhos de altíssima qualidade sobre os mais variados assuntos relacionados à Copa do Mundo, tais como:, As seleções que irão disputar a copa na África do Sul; O perfil dos jogadores; A África do Sul e seus aspectos socioeconômicos; Causas e Consequências do doping na carreira dos jogadores; Os títulos do Brasil nas copas anteriores e também foi proporcionado aos visitantes uma sala com jogos variados, como, futebol de botão, campeonato de embaixadinha, pimbolim entre outros.
O CEBS agradece a todos os alunos e professores que trabalharam para a X SECFEC fosse um sucesso.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Festa da Liberdade






As apresentações do CEBS na Festa da Liberdade foi um sucesso. Os alunos deram um show, apresentaram teatro, danças regionais e musicas. O grupo gestor agradece a todos os alunos que colaboraram para essa grandiosa apresentação e em especial a professora Adriana que criou e ensaiou todos os alunos que apresentaram, e ao professor Hamilton que ornamentou o palco para as apresentações.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Homenagens ás Mães.

Os alunos do Colégio Belmiro Soares fizeram uma belíssima apresentação às mães no dia 07/05/10, aconteceu no pátio da escola onde estavam presentes várias mães de alunos. No turno matutino e vespertino os alunos apresentaram teatro, música, poemas, vídeos e gincanas. É importante ressaltar a dedicação dos nossos alunos com tais projetos, eles realmente se empenharam e fizeram um trabalho de ótima qualidade. O colégio Belmiro agradece aos professores e alunos pela realização de mais um projeto, mostrando mais uma vez que a união e o esforço de todos fazem a diferença na educação.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Olimpíadas Escolares



Olimpíadas Escolares

De 15 a 17 de março foi realizada a primeira fase das Olimpíadas Escolares na cidade de Quirinópolis. O Colégio Belmiro Soares participou com as modalidades individuais e coletivas, conseguindo ser classificado para a segunda fase no Xadrez juvenil com o aluno Luiz Justino da Silva do 3º ano “A”, a natação está representada pelos alunos Ricardo Aloísio do 3º ano“B” e Lorranny Patiely do 3º ano “A”. Nas modalidades coletivas foram classificados o vôlei categoria feminino e masculino juvenil e o futsal juvenil.
O evento contou com a participação da professora de Educação Física Adriana Pereira Silva que treinou incansavelmente os alunos e com a ajuda da diretora Divina Eterna e da secretária Cinthia Pires.
A próxima fase das Olimpíadas Escolares está prevista para a segunda quinzena de maio em Goiatuba- Goiás.
Depoimento da professora Adriana:
“É com muita satisfação que todos os anos inscrevo o Colégio Belmiro Soares para participar dos jogos, não é uma tarefa fácil, pois é preciso ter dedicação nos treinos, tanto da minha parte como por parte dos alunos que são inscritos, mas o trabalho é gratificante quando percebemos a alegria e o entusiasmo dos nossos alunos ao participar dos jogos. Prova disso foi a semifinal, que teve clima de copa do mundo. Esta partida foi decidida nos pênaltis, onde nosso jogador de linha, Thiago Adão, foi para o gol e defendeu belissimamente um pênalti. A final ocorreu na mesma tarde contra Gouvelândia, saímos vencedores desta etapa e garantimos nossa participação na Fase Regional em Goiatuba-Go.
O vôlei e a natação é tradição na nossa escola, há oito anos consecutivos somos classificados para as finais do Estado”.
O Colégio Belmiro Soares parabeniza a todos os atletas que participaram dos jogos e a professora Adriana pelo seu empenho e comprometimento com a educação dos nossos jovens, sempre levando o nome da nossa Escola ao destaque.

Texto: Dione Cristina G. P. Lima
Revisado por: Cinthia Pires

quinta-feira, 22 de abril de 2010




A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA
A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.
A qualidade de vida, as funções do ecossistema e o desenvolvimento econômico dependem dos volumes de água e de sua disponibilidade global e local, portanto, é fundamental considerar-se a disponibilidade e a demanda global, regional e local da água para a construção de cenários confiáveis, que possibilitem implementar políticas consistentes de gestão de futuras.
A ONU adotou em 22 de dezembro a resolução A/RES/193 que declarou o dia 22 de março, como o Dia Mundial da Água. A partir dessa iniciativa de validade incontestável, o Brasil em conformidade com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, marcou no contexto mundial um dia consagrado a celebrar por meio de atividades concretas desenvolvidas no intuito de preservar e conservar todos os recursos hídricos do país, assim sendo o Colégio Belmiro Soares, realizou o Projeto: “Água...vida” como forma de conscientizar os educandos e a comunidade com atitudes que podemos colocar em prática no nosso dia a dia, apresentando uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência do uso racional da água.
Durante a semana em que foi desenvolvido o projeto, os professores trabalharam com os alunos o tema, houve diversas apresentações no pátio da escola, tais como: músicas, vídeos, poesias, textos.
O professor Hamilton que ministra a disciplina “Educação Ambiental” nos 1º períodos promoveu uma pequena palestra e uma caminhada ecológica onde foram distribuídos panfletos sobre dicas de preservação da água. O objetivo era despertar na comunidade a consciência e a necessidade do uso racional da água.
Depoimento do professor Hamilton sobre o projeto.
Água, um bem que deve ser preservado

“O cuidado com a água envolve um amplo trabalho de despertar todos os cidadãos para a necessidade de preservar o meio ambiente. Acredito na educação e é através dela que possamos viver ainda num mundo mais responsável.
Buscamos através da execução desse projeto a induzir cada individuo a refletir suas atitudes contra o meio ambiente; onde fazemos parte dele, muitas vezes pelo nosso orgulho próprio deparamos com situações de problemática e não queremos enxergar e esquecemos que a água é provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana.
Com esse projeto procuramos incentivar os alunos a praticar o uso racional da água, trabalhando tanto na comunidade escolar, como também, despertando na sociedade em geral a necessidade de preservação da água. Através da caminhada ecológica levamos esse sinal de alerta a todos”.

Projeto Executado pelos alunos do 1º P. “A”, “B” e “C”, sob a coordenação do professor Hamilton Martins de Melo.

O Colégio Belmiro Soares tem a certeza de ter contribuído para a construção de um mundo melhor, onde a nossa maior fonte de vida pede socorro. É através destes projetos que com certeza despertamos a consciência de nossos cidadãos quanto ao uso racional da água.

“Águas escuras dos rios Que levam A fertilidade ao sertãoÁguas que banham aldeias E matam a sede da população...” Quilherme Arantes.Fonte de apoio:
Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação/organizadores Aldo da Cunha Rebouças, Benedito Braga, José GaliziaTundise – 3ª Ed.- São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
Texto: Dione Cristina Gonçalves P. Lima.
Revisado por: Cinthia Pires dos Santos.

História do Dia Internacional da Mulher.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao ser criado esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
É sobre essa ótica que o Colégio Estadual Belmiro Soares promoveu juntamente com os alunos uma série de apresentações para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a participação dos alunos dos turnos matutino e vespertino.
Os alunos do 3º Período “B” Raylander, Jaqueline Vaz, Daniela Ramos, Jéssica Caroline e Maria Ângela, apresentaram uma mensagem: “Valorizando a mulher” , Flaviana, Daniela Pires, Ataynan, Jaqueline Dias e Isabel do mesmo período apresentaram um desfile que retratava as conquistas das mulheres no mercado de trabalho, sendo este desfile coordenado pelo aluno Tarcísio.
A aluna Micaela do 8º ano “A” leu um poema “Mulher”.
Os alunos do 3º Período “A” fizeram uma apresentação “somos o sexo belo”, no qual retrataram a mulher em suas várias facetas, a mãe, modelo, política, dona de casa, etc. sob a coordenação da aluna Hellen Santos.
Durante o evento foram apresentados vários vídeos editados pelos alunos do 1º Período “A”, 1º “C”e 2º “A”.
A aluna Denise do 2º P. “A” leu o texto “Alma de mulher”.
E como sempre não poderia faltar um pouquinho de comédia, os alunos do 3º “A”, Matweus, Thiago Adão, Rafael, Fernando, Matheus, Higor , Hugo e Diego apresentaram um desfile cômico homenageando as mulheres modernas, sob a coordenação da aluna Giovana Ribeiro.
No turno vespertino a participação dos alunos também foi muito significativa revelando vários talentos musicais, foram apresentados excelentes trabalhos, tais como, a declamação do poema “Este ser divino” pela aluna Nicoli do 3º P. “C”. O aluno do 9º “B” Edson e Bruno do 3º P.”C” cantaram a música “Natasha” da banda Capital Inicial. Emanuela do 3º P “C” declamou o poema “Esse dia Mulher” da autoria de Marcondes Mesqueu, também interpretou a música “sexo Frágil” de Erasmo Carlos. Jeanne Lara cantou a música “Mulher” de Elba Ramalho. A música “garotos” foi interpretada pelos alunos Kelvin e Bruno do 3º P. “C”. A aluna Pâmela do 9º “B” recitou a poesia “mulher”. Durante o evento do turno vespertino foram apresentados vários vídeos e cartazes.
O Colégio Belmiro Soares agradece a todos os alunos e professores que participaram do projeto. É nesse clima de companheirismo, amizade e participação que se faz a diferença na educação.
A mulher é o símbolo da ternura e do amor.” José de Alencar.
Texto: Dione Cristina Gonçalves P. Lima.
Revisado por: Cinthia Pires dos Santos.